Depois de uma vida inteira dedicada à indústria automóvel, o Grupo Marques da Silva decidiu abraçar outra área de negócio. Numa visita a uma loja da Apple em Nova Iorque, nos EUA, o presidente da administração do grupo “apaixonou-se pela marca de Steve Jobs” e quis trazer o negócio para Portugal. Entrou em contacto com a empresa norte-americana e abriu a primeira loja em terras lusas em 2011. Hoje, passados oito anos, o grupo GMS é um dos maiores revendedores da Apple no País. “A nossa marca GMS Store é uma Apple Premium Reseller, que é o estatuto mais alto que a Apple tem para resellers. Vendemos todos os produtos da Apple que estão autorizados em Portugal. A GMS Store tem atualmente sete lojas em todo o País”, adianta João Nogueira, diretor-geral da GMS Store.

Em novembro do ano passado, a GMS Store inaugurou uma nova loja no Centro Colombo, considerado o quarto maior showroom da Apple na Europa. “A nova GMS Store Colombo representa a possibilidade de uma experiência mais completa no mundo Apple. Aqui o cliente pode adquirir todos os produtos oficiais da marca e ainda tem acesso a workshops, suporte técnico, bem como a possibilidade de reparações e troca de vidro ou bateria do telemóvel na hora, serviços que a anterior loja no Colombo não tinha”, acrescenta o responsável. Este ano, a GMS Store vai realizar também uma renovação na loja de Braga.

Qual o produto Apple mais procurado pelos consumidores? O iPhone. E pelas empresas? João Nogueira adianta que é o iPad. “Temos vários clientes empresariais que quando pretendem implementar soluções de mobilidade para as suas equipas adotam a solução iPad. E isto acontece em várias áreas – na indústria farmacêutica e na indústria automóvel, por exemplo. Também procuram produtos Mac, mas é em menor número”. Como ferramenta comercial, o responsável admite que a solução de renting da GRENKE tem sido uma mais-valia no negócio da GMS Store: “Tem sido um fator de dinamização no nosso crescimento. Até porque o mercado empresarial muitas vezes não pretende a aquisição pura de produtos por motivos de evolução tecnológica e procura a solução de renting. É uma grande vantagem, com certeza”.