Aproveitar a tecnologia Wi-Fi para criar um novo produto? Sim, foi o que a agência de publicidade Grey no Brasil fez. O departamento de inovação da empresa acaba de apresentar o wifialarm, que nada mais é do que um aparelho que transforma o sinal Wi-Fi num sistema de segurança para casas ou pequenos negócios. E assim evitar assaltos. Como é possível? Muito simples. “O sinal Wi-Fi é uma onda alta de frequência que percorre o ambiente e atravessa as paredes. Quando ocorre algum movimento, o padrão dessa frequência muda. Por outras palavras, qualquer router pode ser usado para se tornar um eficiente sensor de movimentos. E de invasores”, explica a agência em comunicado.
Para utilizar a solução, basta ter sinal Wi-Fi e um smartphone. O aparelho wifialarm deve ser colocado na zona oposta da sua casa onde tem o seu router, para criar uma linha de divisão, e detetar qualquer movimento entre os dois pontos. Segunda o comunicado, é possível ainda aumentar a área de funcionamento do sistema através de uns mini-wifialarms, para colocar nas tomadas. Para sincronizar a rede wireless ao wifialarm foi criada uma aplicação, que será a ferramenta utilizada para ativar o sistema de segurança. E, claro, receber os alertas de invasão de propriedade. Ou seja, a cada movimento suspeito detetado é enviada uma mensagem para o telemóvel. É ainda através da aplicação que poderá desligar o sistema de segurança, sempre que quiser.

A ideia desta nova solução é justificada em comunicado, dando como exemplo alguns dados sobre o Brasil. “Nos centros urbanos do país, apenas 4,9% das residências e pequenos negócios contam com algum tipo de sistema de segurança. 66%, no entanto, possuem sinal próprio de Wi-Fi”. O wifialarm ainda está em fase beta, mas é possível inscrevermo-nos no website do produto – www.wifialarm.org – para sabermos quando as vendas estiverem disponíveis.