Viver é negociar. Chris Voss, um ex-negociador internacional de reféns do FBI durante 24 anos, não tem dúvidas disso. Afinal, muitas das nossas interações, seja na vida profissional, seja na vida pessoal, envolvem negociações, não é verdade? Exemplos simples: negociar o preço de um automóvel novo, pedir um aumento no trabalho, acertar um valor do arrendamento da casa, até definir a hora de deitar dos seus filhos! O autor apresenta no seu livro, “Não se fique pelo meio-termo, Aprenda a negociar como se a sua vida dependesse disso”, uma nova abordagem, testada no terreno, para negociações de “alto risco”, tenham estas lugar na sala de reuniões da sua empresa ou na sala de estar lá de casa, que pode ajudá-lo a ter o controlo das conversas que influenciam a sua vida e a sua carreira. “Ao longo dos anos, fui desenvolvendo competências, táticas e toda uma abordagem às interações humanas que me ajudaram não só em situações de tomada de reféns como também, reconheço agora, transformaram a minha vida pessoal. Todos aqueles anos de negociações afetaram tudo à minha volta, desde a maneira como lido com os responsáveis de serviços de apoio ao cliente à forma como educo o meu filho”, lê-se no livro.

Chris Voss trabalhou durante algum tempo nas ruas ao serviço da polícia de Kansas City, nos EUA, e mais tarde juntou-se à equipa de negociadores de reféns do FBI, onde viria a tornar-se o principal negociador em casos de rapto internacionais, com uma invejável taxa de sucesso na resolução das situações em que esteve envolvido. Neste livro, o autor transporta-nos para esse mundo, contando a cada capítulo histórias de casos reais de negociação de reféns e as técnicas usadas para conseguir ser bem-sucedido no seu desfecho e cumprir o objetivo mais importante: salvar vidas. Depois, Chris Ross aborda alguns casos de estudo reais, que se passaram com o próprio e outras pessoas, em que foram aplicados os mesmos conhecimentos e os mesmos métodos para pedir aumentos, comprar um carro novo ou lidar com conflitos domésticos. Chris Voss acredita que qualquer pessoa que siga os princípios apresentados no livro pode ser mais persuasiva na vida profissional e pessoal. Mas, lembra, “para ter sucesso numa negociação, a preparação é absolutamente crucial”!
Em 2007, depois de deixar o FBI, o autor começou a dar aulas sobre técnicas de negociação em várias universidades, incluindo Harvard University. Atualmente, é fundador e CEO do The Black Swan Group, uma empresa de consultoria empresarial da Fortune 500 sobre técnicas e métodos de negociação.

Editora Vogais | Preço: 19,99€