A história da Pontual Software é igual a tantas outras. Um jovem estudante de engenharia, ambicioso e de espírito irrequieto, procurava um caminho para o empreendedorismo na área das tecnologias. Vivia os anos 90 e a aposta era arriscada, mas o “bichinho” estava lá. “Tentem posicionar-se nesta área nos anos 90. Estávamos numa fase muito primária da informatização das organizações. Na altura, a instalação de equipamento informático e a venda de uma aplicação de gestão ou contabilidade para gerir um negócio era um objetivo muito ambicioso”, relembra António Teixeira, administrador da Pontual. Mas, em 1993, decidido a avançar, criou a sua empresa de desenvolvimento de software. De lá para cá, o negócio cresceu, deu “passos de gigante, assertivos”, que lhe abriu as portas a grandes oportunidades e levaram a Pontual a ser considerada uma referência no mercado. Hoje a Pontual está presente em Portugal, com escritórios em Santa Maria da Feira, Matosinhos, Viseu e Almada, e além-fronteiras em Barcelona, São Paulo e Macau. Qual a sua oferta atual? “Além de distribuirmos software de terceiros também desenvolvemos software especificamente para nichos de mercado, por exemplo, para o setor da saúde e jurídico. Oferecemos ainda soluções de managed services, cloud solutions, soluções web e e-commerce. Neste percurso, e dado o reconhecimento das nossas equipas, conquistámos o estatuto de Primavera Premium Partner, Sage Platinum Reseller e Enterprise Partner da PHC”. O responsável adianta alguns exemplos do que desenvolveram nos últimos anos: “Destaco a nossa solução de ToBeFlow CRM (tobeflow.pt), uma ferramenta poderosa que potencia a eficácia e eficiência das equipas, melhorando a relação entre a empresa e os seus stakeholders, o que se traduz de forma direta nos índices de retenção de clientes. Uma outra solução digna de destaque é o JurisFlow (jurisflow.com), desenhada para o setor jurídico e utilizada em escritórios de advogados e departamentos jurídicos de multinacionais. Por último, o nosso produto GuruVet (guruvet.pt), líder no mercado de software para o setor médico-veterinário, que permite uma gestão eficaz desde o historial clínico às agendas, não esquecendo o controle financeiro das clínicas ou hospitais.”

“Assumimos uma postura ativa e inovadora no que concerne à criação de soluções específicas que permitam aos nossos clientes fazer face a todos os desafios que vão emergindo.”

O leque variado de oferta da Pontual Software já levou à conquista de mais de 1800 de clientes ativos. “A Pontual conhece bem a forma como os seus clientes trabalham. Assumimos uma postura ativa e inovadora no que concerne à criação de soluções específicas que permitam aos nossos clientes fazer face a todos os desafios que vão emergindo. Temos um conhecimento acumulado sobre cada cliente, o que é, sem dúvida, um elemento diferenciador e potenciador de sucesso”, defende. Claro que, admite António Teixeira, isto não seria possível sem algumas parcerias: “se hoje temos estabilidade, somos fiáveis e reconhecidos no mercado é porque fizemos as apostas certas nas nossas parcerias, obviamente que a GRENKE está dentro desta lógica”. “A GRENKE veio ajudar-nos não só diretamente na gestão da nossa tesouraria – o tempo do pagamento ao fornecedor é, em alguns casos, exponencialmente diferente do recebimento do cliente –, como é uma ferramenta de análise para as equipas comerciais. Quando partimos para o fecho do negócio já sabemos que o cliente que está à nossa frente tem uma linha de crédito aprovada, diria que apenas falta colocar as assinaturas para que todo o processo esteja concluído”. A Pontual ultrapassou a barreira dos 3 milhões de euros de faturação no ano passado.