O problema.
Vítor Soares tinha as mesmas “dores” de todos os automobilistas que circulavam e viviam na grande cidade de Lisboa quando tinham um problema com o carro. Não tinha tempo para levar a viatura à oficina e não tinha referências de oficinas de confiança. “Viajava bastante devido ao meu trabalho e ir à oficina era sempre um stress. Levar o carro, ter que arranjar um transporte pessoal de volta ao trabalho, era uma situação para qual não tinha muita paciência, à semelhança de muitos automobilistas. Além disso, não saber quanto é que ia pagar à partida e não ter uma oficina de confiança que soubesse que ia fazer um bom trabalho, era outro problema. Nem todos temos aquela indicação do pai ou amigo, ‘olha vai àquela oficina’”, relembra. Foi então que, em 2016, Vítor Soares começou a fazer alguma pesquisa para tentar saber se havia no mercado alguma solução que resolvesse estes problemas. Não havia. O empresário, mais dois sócios, decidiram falar com algumas oficinas, fizeram um survey a potenciais utilizadores para saberem se havia interesse numa solução e, mais tarde, lançaram um website básico do serviço para criar algum “burburinho” no mercado.

A ideia.
A ideia chamou a atenção e, em setembro de 2017, Vítor Soares e os sócios lançavam oficialmente a IZIRepair, uma plataforma online que permite ao utilizador escolher a oficina, saber o orçamento final da manutenção ou reparação do seu automóvel e ter o serviço de recolha e entrega da viatura.  E como funciona? Na plataforma web, o utilizador só tem de indicar a matrícula e o local de recolha e entrega do carro. “Com essa informação conseguimos saber qual a marca, o modelo e o ano de fabrico. Depois, no passo seguinte, o utilizador deve indicar qual o serviço que pretende – uma troca de óleo, uma revisão de acordo com o plano de manutenção do automóvel, a substituição dos travões, por exemplo –, e se quer recolha e entrega da viatura. De imediato aparece uma lista das oficinas que fazem os serviços escolhidos e respetivos valores, incluindo a mão de obra”, revela o empresário. Simples, não é? Depois do serviço feito, e do carro entregue, o cliente pode avaliar numa escala de 1 a 5 o trabalho da oficina em três critérios – comunicação, pontualidade e qualidade do serviço. Segundo Vítor Soares, não é necessário qualquer registo na plataforma e o pagamento é feito online, através de referência Multibanco, MBway ou Visa.

O resultado.
A IZIRepair funcionou durante dois anos apenas na grande Lisboa, mas Vítor Soares e os seus sócios sempre tiveram a ambição de expandir-se a nível nacional. Afinal, o aftermarket automóvel (designação do setor para as atividades do pós-venda, onde se incluem as manutenções e reparações) em Portugal vale cerca de 2 mil milhões de euros ao ano, existindo milhares de oficinas com diferentes serviços no País. A oportunidade surgiu agora, no início deste ano: a startup fez uma parceria estratégica com o Sapo – o maior portal nacional em termos de tráfego – que já tinha um portal dedicado à venda de automóveis. “Passámos a operar sob a marca Auto Sapo Oficinas. Agora temos uma maior cobertura geográfica, chegando a qualquer parte do País. Esperamos, com esta nova parceria, chegar aos 50 mil utilizadores por mês. E, até final do ano de 2019, às 500 oficinas inscritas na plataforma”, adianta. A ambição de Vítor Soares não fica pelos números, o empresário também está a trabalhar numa área de login para o utilizador, onde será possível ver informação sobre o histórico do carro, ver serviços futuros, por exemplo. A novidade só deverá estar a funcionar no verão.