Se não estivesse a trabalhar na Dualinfor qua seria a sua profissão?
Carpinteiro! Fascina-me a possibilidade de transformar um pedaço de madeira numa peça qualquer, tendo como único limite a imaginação.

Um conselho para gerir bem uma equipa?
Conseguir transmitir aos colaboradores que o elemento mais importante de uma empresa, aquele que consegue despedir mesmo o patrão, é o cliente!

Regra número um nos negócios para si?
Honestidade e seriedade. Realizar um negócio tem de ser uma parceria e, para ser um bom negócio, tem de ser positivo para ambas as partes. Qualquer empresa existe para obter resultados, mas esses resultados não podem ser obtidos “esmagando” os clientes.

Com que empresário gostaria de conversar um dia para trocar algumas ideias sobre gestão?
Papa Francisco. Creio ser uma pessoa que tem muito para ensinar sobre gestão. Gestão não é só decisões financeiras.

Acredita que ter uma boa reputação é importante para o negócio?
Sim, é fundamental. E a melhor reputação que qualquer empresa pode transmitir é a confiança que os clientes depositam nela, sem nunca esquecer que, enquanto um cliente satisfeito traz outro, um cliente insatisfeito “espanta” dez.

Qual o skill que gostaria de melhorar?
Conseguir delegar responsabilidades. O bom funcionamento de uma equipa passa pela participação ativa de todos os seus membros. É importante conhecer os pontos fortes de cada um e atribuir-lhe as funções adequadas.

Uma dica para ser um bom líder?
Um bom líder tem de ter a confiança de toda a equipa e ter a humildade de reconhecer que é somente um elo da corrente.

O que está a ler?
“A Arte da Guerra” de Sun Tzu, um livro sempre atual que se adequa à gestão de qualquer empresa.

A melhor parte do seu dia?
A madrugada. Quando iniciamos o dia bem cedo temos as maiores capacidades de resolver as questões e os desafios que nos aparecem.

Qual foi o maior desafio da sua vida?
Iniciar uma empresa do zero.

A DUALINFOR é uma empresa especializada na comercialização, instalação e manutenção de equipamentos e suportes de natureza informática. Com sede no centro de Mafra, a empresa oferece um leque alargado de serviços que vão desde a consultadoria à implementação completa de projetos, com uma forte aposta nos sistemas de impressão empresarial. Conta atualmente com uma equipa de 15 colaboradores.