Acha que yoga não tem nada a ver com negócios? Pense duas vezes. Empresas como Nike, Apple, Asana, GE e Google já incorporaram aulas de yoga nos seus programas de wellness para colaboradores. Porquê? O yoga trabalha não só o corpo, mas também as emoções e a mente. E o que isto significa? Com o yoga os colaboradores conseguem aliviar o stress e diminuir a ansiedade, ter uma atitude mais positiva e aumentar os níveis de energia, melhorar a concentração e o foco no trabalho. Estes benefícios, entre outros tantos, ganharam destaque nos últimos anos, tanto que algumas empresas começaram a oferecer aulas de yoga aos colaboradores… mas nos seus escritórios. De manhã ou à hora de almoço, por exemplo.

O Hotpod Yoga, onde se pratica yoga a 37º graus dentro de um pod (uma espécie de casulo insuflável), é um dos estúdios que oferece este serviço às empresas. “O nosso estúdio leva o pod até às empresas para aulas privadas de yoga, basta terem uma sala com uma área de 10 m x 8 m x 2,5 m e quatro tomadas elétricas para ligarmos os equipamentos necessários para a sessão. No entanto, se as empresas não tiverem espaço para o nosso pod, também podem marcar uma aula privada para os seus colaboradores no nosso estúdio em Lisboa”, adianta a responsável pelo projeto, Mafalda Mourão.

No Hotpod Yoga pratica-se o método vinyasa, um estilo de yoga mais dinâmico, mais fluido, a temperaturas elevadas. A empreendedora – que também é uma das professoras do estúdio – explica porquê: “praticar yoga a 37º graus, com o calor o nosso corpo fica mais flexível e temos mais facilidade em praticar exercício, mesmo as posições mais difíceis. Além disso, praticar yoga a esta temperatura ajuda a desintoxicar, a eliminar calorias. Ajuda também a relaxar de uma forma mais rápida”. Há mais: o pod é iluminado por luzes roxas, são libertados aromas e ainda se ouve música relaxante, tudo para ajudar a descontrair, garante Mafalda Mourão. 

As aulas têm a duração de uma hora e não importa o nível de experiência. O único requisito é levar uma garrafa de água e uma toalha grande. E, claro, vontade de trabalhar o corpo e a mente. O serviço para empresas deve ser reservado com alguma antecedência e o número mínimo de participantes é de 10 pessoas. O pod tem capacidade para 20 pessoas.