O problema.
Há quatro anos Fernando Leitão trabalhava no departamento comercial de uma empresa fabricante de utensílios para limpeza. Na altura, certo dia, um colega desabafou com o empreendedor sobre a dificuldade que tinha em arranjar uma empresa transportadora para a expedição de uma mercadoria. Um problema recorrente, lembra, que consumia muito tempo ao colega. “No final ele conseguia sempre encontrar a transportadora para fazer o serviço. O problema era que o meu colega perdia às vezes uma manhã inteira só a mandar emails, a estabelecer contactos com as empresas de transportes, para pedir orçamentos. E, como se costuma dizer, tempo é dinheiro”, conta. Face a esta situação, Fernando Leitão decidiu investigar se havia alguma ferramenta no mercado… e não havia. Em maio de 2015, começou a trabalhar na ideia de uma plataforma online que auxiliasse as pessoas na procura de empresas para transporte de mercadoria, mas também para mudanças de residência ou empresariais.

A ideia.
A plataforma, batizada de Xcarga, foi lançada no dia 1 dezembro de 2015 e começou a funcionar em pleno um mês depois. “A ideia é facilitar a vida dos utilizadores, tanto particulares como empresas. O que pretendemos é que as pessoas consigam num único local encontrar o melhor orçamento para o transporte da sua mercadoria”, adianta o empreendedor. A Xcarga funciona de forma muito simples: após o registo gratuito, basta o utilizador criar um anúncio na plataforma especificando a carga, indicando a morada de destino, o tempo para a realização do serviço, e outras informações relevantes para que possa receber propostas por parte das transportadoras. Para finalizar o processo, terá ainda de indicar se pretende colocar o serviço em leilão ou ajuste direto. “No caso do leilão as transportadoras podem optar por fazer as licitações que entenderem, baixando os preços. No caso de ajuste direto, a transportadora só poderá colocar uma única licitação”, adianta Fernando Leitão. Depois, no final, o utilizador poderá escolher qual a melhor proposta.

O resultado.
Com sede em Vimeiro, a Xcarga opera maioritariamente em Portugal, mas também faz serviços pela Europa, nomeadamente em Espanha, Suíça, França, Reino Unido, entre outros países. No entanto, nos planos para o futuro da plataforma, Fernando Leitão espera internacionalizar a empresa e que a Xcarga vá além dessas fronteiras. Para já, o negócio vai bem, de acordo com o empreendedor. Apesar de recente, a Xcarga já realizou mais de 10 mil serviços, sendo 70% em transporte e 30% em mudanças. “Nos meses de verão estes números mudam um pouco, há mais pessoas a solicitar mudanças”, adianta. Por cada serviço concluído, a empresa cobra um fee de 5%. A Xcarga tem cerca de 500 empresas transportadoras inscritas na plataforma.