Miguel Barral começou a vender os primeiros óculos de sol em 2010. O jovem empreendedor e um amigo descobriram por acaso num armazém uma coleção de óculos de sol vintage originais e, vendo uma oportunidade de negócio, decidiram comprar todo o stock para vender em feiras. E, a verdade, é que correu bem. Esgotaram em pouco tempo. Quando foram à procura de mais para continuar o negócio, perceberam que nem sempre iriam conseguir encontrar stocks de modelos vintage em bom estado. Decidiriam, por isso, criar uma marca própria: a Fora Sunglasses. A primeira coleção, totalmente inspirada em óculos vintage, saiu à rua em 2013, composta por cinco modelos originais. Hoje, passado cinco anos, a marca 100% portuguesa já conta com 12 modelos (um deles desenhado pelo designer Luís Carvalho), todos com um design clássico, discreto e intemporal.

Todos os óculos são produzidos à mão numa fábrica no norte de Portugal e feitos a partir dos melhores materiais. A Fora Sunglasses utiliza acetatos italianos para a armação e lentes Carl Zeiss. Um detalhe importante: a marca permite ao cliente personalizar os seus óculos. Basta escolher o modelo da armação e depois as lentes que quiser – existem 40 cores diferentes, o que permite mil e uma combinações possíveis. Há um ano e meio, a Fora passou também a disponibilizar óculos graduados na sua loja do Chiado, onde tem uma oficina com um técnico que consegue graduar qualquer modelo de óculos da marca na hora.

Além do espaço no Chiado, a Fora Sunglasses tem uma loja no Rato, em Lisboa, e vai abrir uma terceira loja na Baixa da capital. Os óculos podem ainda ser comprados online. Um par custa entre 98 e 160 euros.

Goldlover Mel Matte 118 euros
Hero Dark Brown Matte 118 euros
Maker Olive 110 euros
Amber Deep Tortoise Matte 128 euros