No Japão já é comum vermos robots a atenderem clientes. E, agora, nos EUA também. A retalhista norte-americana Lowe’s criou um robot que vai funcionar como um assistente de customer service numa das suas lojas nos EUA. A ideia é este novo “colaborador”, de nome OSHbot, ajudar os consumidores a encontrarem um produto na loja ou obter mais informações sobre o mesmo. Por exemplo: se o cliente está à procura de um produto específico basta dizer ao robot que este mostra-lhe a variedade disponível na loja (o robot tem um ecrã touchscreen). O cliente indica qual é que pretende comprar e o OSHbot acompanha-o até ao local onde se encontra o produto. Caso o cliente tenha dúvidas, o assistente-robot estabelece contacto com um especialista da Lowe’s para esclarecer todas as questões. “Desenvolvemos um robot de serviço autónomo que funciona como uma ferramenta intuitiva para os clientes pedirem ajuda, no seu idioma preferido, e terem uma experiência consistente”, disse Kyle Nel, diretor executivo da Innovation Labs Lowe, em comunicado. O robot fala em inglês e, segundo a imprensa, em breve vai comunicar em outras línguas. O OSHbot foi desenvolvido em parceria pelo Lowe’s Innovation Labs e a empresa Fellow Robots.