Quando vai a feiras de negócios, no dia seguinte lembra-se de todos os produtos e serviços interessantes que viu? Provavelmente não. Conseguir lembrar-se de tudo o que viu ou com quem falou é quase uma missão impossível. E é aqui que entra a startup Loopd. A empresa norte-americana criou um gadget que vai permitir monitorizar toda a sua atividade numa feira de negócios, incluindo as suas visitas aos stands das empresas presentes no evento.
O objetivo? Ter acesso a documentos e materiais promocionais das empresas que mais lhe chamaram a atenção na feira, por exemplo. Como? No evento, são colocados sensores beacons em diferentes locais e os participantes têm de usar os chips da Loopd como uma espécie de crachá. Depois, este sistema trabalha em rede para monitorizar por onde anda na feira, recolhendo todas as informações dos stands que visita. No final do evento, através da aplicação da Loopd para smartphone, poderá saber com quem interagiu, aceder a documentos, vídeos e outros conteúdos das empresas.
Esta ferramenta também poderá ser muito útil para os marketers, uma vez que ficam a saber que empresários visitaram os seus stands e podem dar seguimento aos negócios com os potenciais clientes. Segundo a startup, estes podem exportar toda a informação disponível na aplicação para o seu software de vendas.
Um detalhe: por uma questão de privacidade, através da aplicação, a Loopd permite aos seus utilizadores controlar a informação que partilham com as empresas e até andarem pelo evento como “anónimos”.