Angela Dusckworth participou no TED Talk em 2013, para falar sobre o poder da paixão e da perseverança nas nossas vidas. O vídeo tem mais de 9 milhões de visualizações e, agora, é o mote do seu livro “Grit”. A obra tenta explicar que para se alcançar o sucesso, mais do que ter talento ou sorte, é fundamental lutar com persistência pelos nossos sonhos. É essencial ter grit, determinação, garra.
Filha de um cientista que frequentemente a recriminava pela sua falta de génio, Duckworth tornou-se investigadora, professora e consultora de renome. O seu premiado trabalho de investigação levou-a a descobrir que o que impulsionava o sucesso na carreira profissional, no percurso académico e na vida comum é uma combinação única de paixão e perseverança, conceito a que chamou grit.
O trabalho da autora revela que os seus esforços suplementares podem colocá-lo duas vezes mais próximo do seu objetivo; que a perseverança pode ser aprendida, independentemente do quociente de inteligência ou das circunstâncias da vida; que os interesses podem ser estimulados em permanência.

Angela Duckworth é professora de Psicologia na Universidade da Pensilvânia e bolseira da Fundação MacArthur desde 2013. A sua investigação foca-se em conceitos como o autocontrolo ou o grit, que assume como substitutos do quociente de inteligência na avaliação do potencial e na previsão do sucesso académico ou profissional. É consultora para a Casa Branca, o Banco Mundial, várias equipas da NBA e alguns dos mais conceituados CEO do mundo.