Não acredita que uma empresa deva utilizar sempre os mesmos métodos de gestão? E que deva apostar em estratégias inovadoras para gerir um negócio? A forma como os clientes fazem negócio com uma empresa mudou e os avanços tecnológicos em muito contribuíram para isso. Um exemplo: os consumidores optam cada vez mais por fazer compras online. Por isso, como se faz negócio, como se gere um negócio, já não é a mesma coisa. Idris Mootee é da mesma opinião. O consultor, especialista em inovação estratégica que já trabalhou para empresas no ranking da Fortune 500, escreveu um livro onde apresenta o design thinking como uma nova metodologia de gestão. No livro “Design Thinking for Strategic Innovation, What They Can’t Teach You at Business or Design School”, o autor explica como esta metodologia pode ser importante na gestão e marketing dos negócios, apresentando um toolkit para aplicar no trabalho diário. Organizado em cinco secções, o livro faz uma introdução aos valores e às aplicações do design thinking e fornece abordagens conceptuais em oito desafios que as empresas enfrentam nos dias de hoje. Mootee apresenta ainda no livro exercícios, atividades e recursos que podem ser utilizados pelas empresas. Além disso, dá vários exemplos de casos reais onde o design thinking foi aplicado, em diferentes indústrias e contextos.
Idris Mootee é atualmente CEO da Idea Couture, empresa de pesquisa e inovação estratégica. Já trabalhou com empresas como a BMW, Boeing, Cisco, Nike, Samsung e Pepsi. Além de consultor, participa ainda em conferências de negócios e workshops para executivos, em áreas como estratégia, inovação e design thinking.