A Google é uma das empresas mais valiosas do mundo. De acordo com o último relatório da agência Millward Brown, em 2014, a empresa de Larry Page está avaliada em 159 mil milhões de dólares, ultrapassando a Apple que estava no topo desde 2011. O segredo deste sucesso poderá estar na forma como a tecnológica funciona. Como gere a sua equipa e como faz apostas inovadoras. Eric Schmidt, chairman executivo e ex-CEO da Google, e Jonathan Rosenberg, antigo diretor de produtos e atual conselheiro do CEO da Google, revelam um pouco desse segredo no livro “Como Funciona a Google”, adiantando algumas ideias, técnicas e estratégias que desenvolveram e que permitiram à Google superar os complexos desafios da sua atividade. Os autores apontam que para sobreviver nesta área “tendencialmente revolucionária” – onde o avanço da tecnologia transferiu o poder das empresas para os consumidores – é importante concentrar esforços na qualidade dos produtos e investir numa nova categoria de profissionais: os “criativos inteligentes”, que aliam conhecimento técnico, sentido comercial e uma criatividade sem limites. “Agora, a característica que define as empresas de sucesso é a capacidade de desenvolverem continuamente bons produtos. A única maneira de fazer isto é atrair criativos inteligentes e criar um ambiente onde eles podem ter sucesso em grande escala”.
O livro revela ainda alguns dos princípios de gestão baseados na atividade da Google, com exemplos reais, que ajudaram a construir a empresa. Da cultura corporativa à estratégia, tomada de decisões, talento, comunicação e inovação.