A startup b8ta, uma retalhista de produtos tecnológicos, lançou este ano o serviço store-as-a-service para ajudar empresas na abertura das suas lojas próprias. Batizado de “Built by b8ta”, o novo serviço permite às marcas abrir um espaço comercial de forma mais rápida, fácil e menos dispendiosa. E como? A b8ta, que apesar de ter apenas três anos, já tem mais de 70 lojas espalhadas pelos EUA, encontra o espaço, fornece a sua tecnologia de logística e gestão, e ainda ajuda na contratação e formação dos colaboradores para a loja. Além disso, ainda oferece à marca a possibilidade de personalizar o design de interiores do espaço a partir de um conjunto de materiais e mobiliário selecionado. De acordo com informações no website da b8ta, o novo serviço da startup oferece três tipos de loja: uma flagship com 46 metros quadrados, uma open-concept de 18 metros quadrados (semelhantes aos quiosques que encontramos em centros comerciais), e a opção in-store que permite às marcas colocar os seus produtos à venda nas lojas da b8ta. Segundo uma notícia publicada pelo Techcrunch, a Netgear foi o primeiro cliente a lançar uma loja através do serviço “Built by b8ta”, em Santana Row, em Sillicon Valley, no passado mês de junho.
A b8ta surgiu com o objetivo de possibilitar às marcas, sem possibilidades de ter um espaço próprio, de mostrar os seus produtos e permitir aos consumidores experimentá-los na loja. Recentemente, a startup recebeu um investimento de 19 milhões de dólares.