Bons Negócios

Tap My Back, aplicação promove o elogio entre colegas

Novos Negócios  |   12 Jun 2017

Já elogiou hoje alguém na sua empresa? Disse obrigado? Bom trabalho? O reconhecimento entre colegas, chefes e colaboradores, é mais importante do que imagina. De acordo com alguns estudos, 64% das pessoas que se despedem referem a falta de feedback e reconhecimento como um dos fatores para essa decisão. Uma realidade ainda mais evidente na geração millennial, para quem o feedback é fundamental nos dias de hoje. A agência portuguesa de marketing comOn deparou-se há quatro anos com este cenário e resolveu pôr mãos à obra: criou a Tap My Back, uma aplicação que funciona como uma rede social interna onde é possível os membros de uma equipa atribuírem medalhas virtuais aos colegas, e até chefes, promovendo o reconhecimento público entre pares das ações diárias que tiveram um impacto positivo na empresa. "A ideia surgiu de uma necessidade concreta na agência. A comOn estava num processo de crescimento acelerado e a cultura e a motivação da equipa estava a sofrer com as ‘dores de crescimento'. O principal problema reportado pela equipa era a falta de feedback e reconhecimento interno do excelente trabalho que estava a ser produzido", adianta Rui Gouveia, CEO da Tap My Back, à Bons Negócios. A comOn criou o protótipo em 2013, testaram na agência, e face aos bons resultados decidiram lançar a versão comercial do produto no ano seguinte. Hoje mais de 5 mil equipas usam a aplicação, em mais de 50 países.

Rui Gouveia revela que o sucesso da app deve-se em parte ao seu funcionamento simples e, talvez, à componente de gamification que decidiram incorporar. "O conceito de ‘dar um Tap' é muito simples. Basta escolher os colaboradores a quem queremos reconhecer o bom desempenho, depois selecionar o badge (medalha) que melhor identifica a ação e escrever um pequeno descritivo do reconhecimento. Esse post fica automaticamente disponível e público para a restante equipa. Por cada Tap recebido, o colaborador vai acumulando pontos e subindo de nível em cada um dos badges existentes. É uma forma de competição saudável onde cada colaborador sente a motivação para a sua melhoria contínua". Um detalhe: o ranking não é público. Cada colaborador vê em quais dos badges tem melhor performance e em qual necessita de melhorar o seu desempenho. O CEO da Tap My Back adianta ainda que os badges podem ser personalizados por cada empresa. Ou seja, os líderes das equipas é que escolhem o tipo de ações ou valores da empresa que querem ver mais no dia-a-dia. "Podem ser relativos a qualidade, esforço, entreajuda, criatividade, capacidade de aprendizagem, objetivos cumpridos".

Algumas das maiores vantagens da aplicação? "Um dos principais feedbacks que temos recebido é que o produto é muito bem acolhido pela geração millennial que sente assim uma maior afinidade com a empresa e colegas, uma vez que é uma geração para quem a interação nas redes sociais se tornou parte da forma como comunicam com os outros. Depois, existe uma componente estatística que permite aos líderes de equipa identificar algumas situações mais problemáticas que necessitam de algum tipo de acompanhamento personalizado. É possível verificar quais as medalhas mais e menos atribuídas e fazer uma análise da evolução ao longo do tempo. Dando assim às lideranças informações que lhes ajudarão a melhor gerir as suas equipas", revela o responsável.
Cerca de 80% dos clientes da Tap My Back estão fora de Portugal. São empresas do retalho, como o McDonald's, da cosmética, como a L'Oréal, até empresas da banca e várias universidades. O custo da aplicação começa em um euro por colaborador por mês.

Tap My Back: www.tapmyback.com

Partilhe este artigo

Comentários  |  0 Comentários

Máximo 600 caracteres | Política de Comentários

Submeter
Subscrever Newsletter