Bons Negócios

Samuel Soares

Meet the Leader  |   14 Set 2016

O diretor-geral da empresa portuguesa Samsys é apaixonado por tecnologia. Em criança desmontava carros telecomandados, rádios e gravadores de cassete. Hoje não consegue decidir qual o gadget que gosta mais. Criou o seu negócio na área de tecnologias de informação há quase 20 anos e por isso, confessa, é feliz no que faz.

Como surgiu a sua paixão por tecnologia?
Sempre tive uma paixão por tecnologia. Aliás, sempre tive - e ainda tenho - uma veia de curiosidade insaciável. Quando era criança desmontava os carros telecomandados, rádios e gravadores de cassete para perceber como tudo funcionava! A grande paixão pela informática nasce aos 12 anos de idade. Fui a casa do meu amigo Miguel, no período de férias de verão, e ele tinha lá um Spectrum 48K, o primeiro microcomputador que na década de 80 veio massificar o consumo de microcomputadores na Europa. Fiquei de boca aberta. Não parava de repetir para mim mesmo: "tenho de ter um equipamento destes". E não descansei até conseguir. Depois com o tempo quis evoluir para o Commodore Amiga 500 e mais tarde, em 1994, o primeiro PC.

Se não estivesse a trabalhar na Samsys qual seria a sua profissão?
Nunca pensei muito nesta questão, porque na verdade tudo aconteceu de uma forma natural. O projeto Samsys nasce de uma premissa inicial de "carolice", que com o tempo, o desejo e a forte vontade de profissionalizar o que já fazia há cerca de três anos, materializou-se na constituição da sociedade Samsys em junho de 1997. Mas acredito que se não estivesse neste projeto estaria provavelmente a liderar alguma equipa. Sempre gostei de desafios, de conseguir atingir resultados e ultrapassar metas. A partir de certa idade comecei a querer fazê-lo com as pessoas que me rodeiam!

Um conselho para gerir bem uma equipa?
"Sê o exemplo que procuras ver nos outros", parafraseando Mahatma Gandhi. Na liderança não há nada mais impactante do que nós mostrarmos pelas nossas ações aquilo que expectamos que seja o comportamento dos outros elementos da nossa equipa.

Com que empresário gostaria de conversar um dia para trocarem algumas ideias sobre gestão?
Gostaria de privar e conversar com vários empresários internacionais e nacionais, mas se tivesse que escolher só um, seria decerto Warren Buffett. É o empresário que mais sabe de negócios e que sabe como fazer os negócios crescerem!

Qual o momento da sua vida que mais se orgulha?
A vida é um somatório de muitos momentos. Recordo-me do nascimento dos meus filhos - Pedro e David - e o casamento com a minha esposa Rosa como momentos muito marcantes. Sinto também que, a nível pessoal, o que me deixa mais orgulhoso é a capacidade de evoluir enquanto ser humano, conseguir deixar cair comportamentos que em nada acrescentam valor e substituí-los por outros muito mais positivos.

A felicidade no trabalho é importante?
A felicidade no trabalho e na vida é obrigatória! Se não fazemos o que fazemos com felicidade, então estamos a trabalhar no projeto errado ou temos de mudar algo em nós. Eu sou muito feliz a fazer o que faço. Amar o que faço faz com que tudo seja mais fácil!

Qual o seu desporto favorito?
Gosto de vários desportos. Correr em estrada ou monte, andar de bicicleta, nadar. Praticar canoagem, remo, escalada, basquetebol. Mas nestes últimos anos o que mais tenho praticado é a corrida e andar de bicicleta.

O que faz para relaxar?
Se procuro relaxar apenas o meu cérebro, então o desporto é nitidamente a minha escolha. Uma caminhada no monte em contacto com a mãe natureza é uma das minhas opções. Se procuro relaxar fisicamente então a leitura é a minha primeira escolha, que posso acompanhar ou não com música calma.

O que está a ler?
Leio em média um livro por semana. O último foi "O Mercado grita Talento", de Miguel Gonçalves. A obra retrata e espelha muito bem o que é o mercado de trabalho atualmente e ensina-nos a posicionarmos de forma positiva e diferencial para que assim cresçamos pessoalmente e na nossa carreira.

Qual o seu gadget de eleição?
Neste momento penso que será a minha pulseira de fitness Microsoft Band 2, ou a GoPro Hero4, ou os óculos de realidade virtual da Samsung... Na verdade, tenho alguma dificuldade em escolher!

SAMSYS
A Samsys, criada em junho de 1997, é uma empresa portuguesa que presta serviços de consultoria informática, com a missão de desenvolver soluções que ajudem as empresas a crescer. Os seus serviços passam pelo desenvolvimento de soluções personalizadas web ou nativas, soluções integradas de comunicação e assistência técnica. Em 2015, fechou o ano com um volume de negócios superior a 2,7 milhões de euros.

 

Partilhe este artigo

Comentários  |  1 Comentários

Máximo 600 caracteres | Política de Comentários

Submeter
Ernesto Cruz

Bom dia,
votos de felicidade para a SAMSYS, e que continue na senda do progresso semeando êxitos, sem esquecer os seus colaboradores.
Atentamente
Ernesto Cruz .

Subscrever Newsletter