Bons Negócios

Samuel Fernandes

Meet the Leader  |   05 Dez 2017

É diretor comercial na Orcinus há quatro anos. E gosta do que faz. Desde os 18 anos que trabalha na área comercial e aos 42 anos ainda não perdeu o fascínio por esta profissão. A razão? O facto de conhecer pessoas novas diariamente com personalidades diferentes.


Se não estivesse a trabalhar na ORCINUS qual seria a sua profissão?
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Seria sempre na área comercial. Sempre, desde muito novo, segui esta área com a qual me identifico bastante. Toda a envolvência em si fascina-me: o facto de conhecer pessoas novas quase diariamente, com formas de estar diferentes que exigem de mim uma atenção e uma dedicação enorme.


Regra número um nos negócios para si?
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Satisfação dos clientes. Vender é muito importante, mas num mundo global, no qual vivemos, se não dermos foco à satisfação dos nossos clientes é uma questão de tempo para desaparecermos. As más notícias espalham-se como um vírus mortal. Já fechei muitos negócios porque a minha rede de clientes está satisfeita e recomenda-nos a outras empresas. É imprescindível.


Qual a empresa ou produto que gostaria de ter criado?
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O Facebook sempre foi um produto que me fascinou tendo em conta o impacto na sociedade. É tremendo o choque comportamental que este produto impôs à sociedade que não tem faixa etária nem social. Poucos produtos têm um alcance tão abrangente a nível global.


Qual o skill que gostaria de melhorar?
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Lidar com diferentes pessoas é um desafio tremendo nos dias de hoje, tendo em conta a volatilidade das personalidades existentes. Ter a perspicácia para saber lidar naquele momento com aquela forma de estar e de ser é para mim um desafio que pretendo sempre melhorar. Procuro a excelência em todas as vertentes. Mas a perspicácia é claramente a habilidade que eu procuro sempre melhorar.


Uma dica para ser um bom líder?
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Empatia. Colocarmo-nos no lugar dos outros é fundamental para saber liderar. Existe aquela ideia do líder ser autoritário e mandão. Mas nos tempos atuais é fundamental percebermos quem temos ao nosso lado e transmitir a mensagem de uma forma que seja bem recebida pelas diversas personalidades existentes. Dessa forma conquistamos as pessoas.


Viagem que gostaria de fazer?
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Uma tournée pela Índia pela diversidade e riqueza daquele povo. Sempre me fascinou a variedade de cores, de aromas e de sabores. Tenho bastante curiosidade sobre alguns dos seus costumes.


Qual o melhor conselho que lhe deram até hoje?
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Dois conselhos, um pessoal e um profissional: "Julgar os outros como gostaria que me julgassem a mim" e "Pior que decidir mal é não decidir."


O que está a ler?
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"Aprenda com a Máfia", de Louis Ferrante. Um excelente livro sobre as técnicas usadas pelos membros da máfia e que se aplicam de forma perfeita na área comercial.


Acredita que ter uma boa rede de contactos é essencial para o negócio?
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É fundamental e obrigatório. O livro que mencionei é claríssimo nessa análise.
A máfia tinha, e tem, um poder enorme fruto da imensa rede de contactos que tem em diversas áreas. Sem isso somos pequenos e praticamente inexistentes. Depois é preciso saber usar bem essa rede de contactos.


Uma dica para aumentar a rede de contactos profissionais?

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Existem redes sociais especializadas nessa vertente e eventos que podemos e devemos estar presentes. Existe uma frase popular que ilustra bem essa importância: "Devemos ver e ser vistos". Estar presente em eventos de diversas áreas é fulcral para que possamos ter uma abrangência de contactos das mais diversas áreas, mas de forma equilibrada para que não olhem para nós como sendo alguém descaracterizado.


A ORCINUS, criada em 1999, é uma empresa portuguesa que atua nas áreas Desenvolvimento de Software, Implementações de ERP'S, Business Intelligence, Segurança e Conectividade, Armazéns Robotizados, Outsourcing e Consultadoria Informática. Com escritórios em Lisboa e Esposende, é representante da marca Avaya em Portugal.

 

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