Bons Negócios

Quer fazer bons negócios sem cuidar da sua imagem?

Opinião  |   28 Dez 2016  |  Por: Ana Santiago

Estará certamente a perguntar-se: a imagem tem assim tanta importância? Afinal, o que se entende por imagem? Como posso obter uma boa imagem no mundo dos negócios? Se entendermos a imagem como o conjunto de perceções que formamos acerca de nós próprios (autoimagem) e o que as outras pessoas formam a nosso respeito (imagens) percebemos o quanto ela influencia a nossa vida pessoal, os nossos relacionamentos e a nossa carreira.
Quem já não ouviu alguém dizer que as primeiras impressões são fundamentais e que nem sempre temos uma segunda oportunidade para causar uma boa impressão? Pois é, a forma como nos apresentamos pode ser decisiva na hora de fechar um negócio, estabelecer uma parceria ou realizar um novo contacto empresarial.
Mas a imagem não se fica apenas pela aparência visual (ao contrário do que muitos nos fazem crer!). Existem muitos outros fatores que concorrem para o alcance de uma boa imagem, como é o caso dos conhecimentos e habilidades, da atitude, da conduta ética, da cortesia, da comunicação e da marca pessoal.

CINCO DIAS PARA PROJETAR UMA BOA IMAGEM

1. Cause boa impressão
Mantenha o seu corpo com um aspeto asseado (dê especial atenção ao cabelo, aos dentes e às unhas). Use roupas, calçado e acessórios apropriados a cada ocasião e ajustados às suas características pessoais (lembre-se: "dress to impress"). Adote um estilo de vida saudável (crie bons hábitos alimentares, durma o suficiente e pratique exercício físico).

2. Tenha muito CHA
Isto é, tenha Conhecimentos (na sua área de especialização e cultura geral), Habilidades (para saber fazer várias coisas) e Atitude (positiva e proativa para enfrentar os desafios da vida e do mundo).

3. Comporte-se de forma exemplar
Adote uma conduta ética, baseada em valores e princípios morais, que contribua para um melhor ambiente à sua volta e aja sempre de forma civilizada e cortês, seja qual for a circunstância.

4. Comunique com eficácia
Procure comunicar com clareza, tanto oralmente como por escrito, a fim de facilitar o entendimento mútuo nas relações pessoais e profissionais. Fale e escreva com correção, use palavras positivas, projete bem a voz, fale com o corpo e sorria de forma franca e aberta.

5. Faça valer a sua marca pessoal
Imprima a sua marca, faça a diferença no meio da multidão. Para isso, crie e cuide do seu perfil online (site pessoal, blog e/ou de redes sociais como o LinkedIn), tenha à mão um cartão-de-visita profissional de qualidade ou, simplesmente, esteja preparado para falar de si e do seu negócio em qualquer ocasião.

Como conseguir tudo isto?
As mudanças positivas na sua imagem dependem sobretudo de si, da sua vontade de fazer diferente, de fazer melhor. Comece agora mesmo a definir objetivos que deseja atingir ao nível da imagem, estabeleça estratégias e reúna recursos para o seu alcance e... entre em ação! Seja, agora e sempre, a sua melhor versão!

Créditos imagem © tankist276

Ana Santiago

Consultora

Atua nas áreas de imagem, comunicação e desenvolvimento pessoal. É autora do livro “Qual é a sua melhor versão? - Guia prático para a realização pessoal e profissional” e blogger em vipp.blogs.sapo.pt. Possui um mestrado em Ciências da Comunicação e um licenciatura em Relações Públicas. www.ana-santiago.com

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