Bons Negócios

NET, NOVAS EMPRESAS E TECNOLOGIAS - 1987

Olhares  |   09 Jun 2016

Estamos no ano de 2016 e nunca se falou tanto em incubadoras em Portugal. Mas, em 1987 a ideia de incubação já existia na região norte do País, no Porto. Nesse ano surgia a NET - Novas Empresas e Tecnologias, o mais antigo BIC - Business and Innovation Centre português, que tem como missão "apoiar a criação e desenvolvimento de PME detentoras de projetos ou ideias de negócios inovadoras", adianta José de Almeida Martins, diretor-geral da NET. A iniciativa para constituição do centro surgiu no seguimento de um seminário realizado no Porto, em novembro de 1986, pela EBN - European Business and Innovation Centre Network.
As primeiras ideias de negócio foram desenvolvidas num edifício prefabricado em madeira, adaptado para a incubação das empresas. Hoje as instalações da NET são diferentes, com mais condições para os empreendedores: salas de escritório, salas de reuniões, um auditório. Por lá já passaram 128 empresas, com uma taxa de sucesso de 93% ao fim de três anos, e entre as quais o diretor-geral da NET destaca a Esotérica, o primeiro Internet Service Provider privado a surgir em Portugal, em 1995, e vendido a uma multinacional cinco anos depois. Agora, encontram-se instaladas no centro de inovação 18 empresas, incluindo a Incentea, Digitalflow e Wave Solutions.
Além da incubação, a NET promove ainda concursos para a criação de ideias. "Selecionamos as ideias, apoiamos a formatação das mesmas e avaliamos o seu potencial. Não premiamos as ideias, mas as empresas que resultem dessas ideias", adianta José de Almeida Martins.

# uma das empresas residentes
A Digitalflow é uma das empresas incubadas na NET. Trata-se de uma consultora que promete ajudar os clientes a implementarem boas práticas e soluções diferentes, nas áreas de inovação empresarial e procurement. Um dos seus produtos? ideaChef, uma ferramenta que recorre à gamificação para envolver equipas na resolução de problemas e execução de ideias.

 

Partilhe este artigo

Comentários  |  0 Comentários

Máximo 600 caracteres | Política de Comentários

Submeter
Subscrever Newsletter