Bons Negócios

Não é Team Building, é Team Investment!

Opinião  |   12 Jun 2017  |  Por: Rui Batista

O melhor e mais importante investimento que uma empresa pode fazer é apostar nos seus ativos humanos. E, dito isto, posso afirmar que o team building é muito mais do que uma solução para um dia bem passado. O team building é como um facilitador que nos permite desbloquear e potenciar o valor humano das pessoas enquanto parte de uma organização, quando devidamente explorado. E deve ser encarado como um investimento que pode trazer resultados muito lucrativos.
Na UP Partner, sempre que um cliente nos pede uma ação de team building para os seus colaboradores, consideramos importante procurar perceber primeiro o que querem efetivamente alcançar, quais os objetivos, que valores querem transmitir. A satisfação no trabalho não passa apenas pelo lado monetário. Conseguirmos passar a mensagem, que a empresa os considera importantes e os reconhece, contribui em última instância para o aumento dos níveis de felicidade dos colaboradores no trabalho. E com isso todos saem a ganhar!
Todos os colaboradores, desde a rececionista ao CEO, são uma chave importante na engrenagem. Assim, os eventos internos que desenhamos pretendem gerar partilha de experiências, networking, criação de laços, aumento de produtividade e resultados. Lembro-me, por exemplo, do evento Coca Cola Fábrica da Felicidade que organizámos, em que conseguimos reunir mais de 500 quadros na própria fábrica da empresa para um momento único. Utilizámos as caixas das garrafas de Coca Cola como cenários, as embalagens e latas como instrumentos e, no final, tudo culminou num hino realizado por todos em uníssono.
No início deste ano a Nestlé Portugal também nos lançou um desafio: conseguir que diferentes departamentos se sentissem integrados, pois o seu negócio dos cafés assumiu uma nova identidade global passando a denominar-se Nescafé Emena. Para o efeito decidimos realizar um team building onde pretendíamos bater um recorde mundial do Guiness, contando com a ajuda de 300 colaboradores para tirarem em apenas uma hora 21 mil cafés expresso. O que conseguimos, o recorde foi batido! Mas não foi o recorde em si, nem a imensa logística associada, o mais importante, foi sim conseguir tirar as pessoas da sua zona de conforto e encorajá-las a ir mais além. A sentirem-se orgulhosas e únicas.
Um team building de sucesso é aquele em que o colaborador no final do mesmo sinta que não foi apenas mais um dia no escritório. Risos, gargalhadas, uma sensação de dever cumprido e até alguns momentos partilhados no Facebook ou Instagram mostram se estamos no caminho certo. Não precisa necessariamente de passar por construções de jangadas ou subidas em balão, tem sim de ser algo com que a pessoa se identifique e lhe pareça como genuíno.
Um ponto a reter é que os resultados desta energia positiva não podem depois ficar esquecidos. Muitas ações caem por terra porque visam apenas um dia bem passado e não têm seguimento. A UP Partner encoraja o pós-evento, pois consideramos que é tão importante ou mais ainda que o dia em si. Existem hoje à nossa disposição ferramentas poderosas, desde gamification até à decoração de ambientes, sessões de coaching e outras tantas, que nos permitem continuar a trabalhar e a medir os resultados. É por isso que vemos o team building como um investimento, talvez o mais importante que uma empresa que queira atingir o sucesso na economia global nos dias de hoje possa fazer. Pois legitima a confiança, diminui conflitos, encoraja a comunicação, a colaboração e o networking. Todos estes fatores chave são essenciais para aumentar a competitividade e ajudar a criar equipas de alto desempenho.

Créditos imagem © rawpixel.com

Rui Batista

Event Director na UP Partner

Profissional na área da comunicação, é formado em psicologia organizacional, tendo-se especializado na vertente de eventos B2B. Com uma experiência de mais de 18 anos na área, é atualmente Event Director na agência UP Partner.

Partilhe este artigo

Comentários  |  0 Comentários

Máximo 600 caracteres | Política de Comentários

Submeter
Subscrever Newsletter