Bons Negócios

Going Digital

Capa  |   01 Set 2017

A transformação digital dos negócios está na ordem do dia. Em Portugal não é exceção. A questão tornou-se uma preocupação e uma prioridade para muitos empresários portugueses que não querem ficar para trás perante startups e grandes empresas tecnológicas, como a Amazon ou a Google, que já abraçaram este mundo digital há muito. E, de acordo com o estudo "Indústria 4.0 - Construir a empresa digital" da PricewaterhouseCoopers, divulgado no ano passado, as empresas portuguesas já estão a trabalhar para isso. O relatório adianta que em Portugal 34% das 56 empresas observadas considerou estar num nível avançado de digitalização, o que, face aos números globais (33%), demonstra algum alinhamento. Mais: 86% das empresas portuguesas esperam alcançar elevados níveis de digitalização até 2020, uma expectativa 14% acima dos resultados globais. Para chegarem a esse objetivo, os empresários já começaram a apostar em novas tecnologias que promovam a evolução do seu negócio. Segundo um artigo publicado no El País, que revela dados do Eurostat, da consultora PwC e da Global Digital IQ Survey, no ano passado, em Portugal 18% compraram serviços de cloud computing, 13% utilizam análise big data e 55% permitem o acesso remoto aos seus colaboradores. Percebe-se o investimento, os benefícios são mais que muitos com a transformação digital. Ganhos na performance, otimização do processo produtivo, redução de custos, melhorias no serviço e experiência do cliente, mais competitividade no negócio. Vantagens que as empresas portuguesas que surgem nesta reportagem também apontam. A fabricante de molhos Mendes Gonçalves, mais reconhecida pela sua marca Paladin, revela que a aposta no digital ajudou a reduzir custos operacionais e a aumentar a capacidade de resposta aos clientes. Já a Esporão adianta que a utilização de ferramentas digitais mudou a forma como gerem projetos e processos cujo valor real é incalculável. Leia mais sobre estes exemplos e outras empresas portuguesas, de setores diferentes, que já avançaram na sua transformação digital. Que já começaram a delinear o seu caminho para um futuro já muito presente.

Leia na edição impressa, de setembro de 2017, da revista Bons Negócios, a reportagem completa sobre o tema.

Partilhe este artigo

Comentários  |  0 Comentários

Máximo 600 caracteres | Política de Comentários

Submeter
Subscrever Newsletter