Bons Negócios

Edifícios com impressão 3d? Sim, já é uma realidade

Olhares  |   14 Mar 2016

Faz tempo que se fala em impressão 3D. A tecnologia é apontada como uma grande tendência que poderá contribuir para a evolução de uma sociedade. E no início deste ano tivemos mais uma prova desta realidade, a nível arquitetónico. O estúdio holandês DUS architects usou impressão 3D para criar a fachada de um edifício da presidência do Conselho da União Europeia, que este ano está nas mãos da Holanda até junho.
A fachada do novo edifício, localizado na marina de Amesterdão, apresenta elementos impressos em 3D feitos de bioplástico que podem ser totalmente reciclados depois de os holandeses passarem a presidência para outro país. De acordo com informações dos arquitetos, parte da fachada do edifício foi inspirada nas velas dos barcos históricos que antes eram construídos na marina. E são estas que criam as alcovas que protegem os bancos impressos em 3D. O "padrão" dos bancos, com elementos de relevo de diferentes dimensões, retratam a variedade dos países da União Europeia. À noite, os bancos ficam iluminados.
Porquê impressão 3D numa fachada de um edifício? "A presidência da União Europeia pediu um edifício que refletisse ‘o agora'. E esta fachada mostra as infinitas possibilidades da impressão 3D. É uma forma de criar objetos muito detalhados, ornamentados e originais. É, também, uma maneira muito eficaz para projetar edifícios ou partes de um edifício que se encaixam perfeitamente dentro do seu contexto envolvente. Acredito que a impressão 3D irá coexistir com outras técnicas de produção", adianta fonte do estúdio de arquitetos à Bons Negócios.
Os bancos foram produzidos numa impressora de tamanho xxl da 3d print canal house, um projeto da dus architects e outros parceiros, em Amesterdão. Esta impressora gigante permite imprimir elementos até 2 x 2 x 3,5 metros. É a primeira vez no mundo que este tipo de impressões e desta dimensão estão a ser "mostradas num espaço de domínio público", de acordo com os arquitetos.

Partilhe este artigo

Comentários  |  0 Comentários

Máximo 600 caracteres | Política de Comentários

Submeter
Subscrever Newsletter